sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Totalmente Grill

Sexta-feira, dia lindo de sol e calor, fui caminhar com minha companheirinha Annie (minha cachorrinha golden retriever) pelo bairro, como faço todas as manhãs, e comecei a lembrar dos pratos maravilhosos que tive o privilégio de saborear durante minha viagem. Claro, 80% do meu dia passo elaborando cardápios e inventando receitas...para a felicidade do meu marido, que vira cobaia, com muito prazer, segundo ele!
Como sempre gostei de reproduzir as receitas de restaurantes que gostamos de ir, tais como Appllebee´s, Outback Steakhouse, entre outros, pois não contém glúten na preparação de seus grelhados, meu marido se animou e desenhou esse carrinho especial para apoiar um fogãozinho industrial e um Char broiler residencial (comprados em lojas de equipamentos para cozinhas e restaurantes). Ficou lindo e muito prático! E ainda fez à mão a pintura em minha homenagem! Muito fofo e espertinho, pois capricho ainda mais quando ele vai comer!




Lembrei-me deste prato, saboreado no Hard Rock Café de Toronto e resolvi copiar. Ficou muito bom!!! Vale a pena fazer em casa, pois é muito fácil, rápido e vai deixar seu dia muito especial. Todos vão aplaudir!

Vamos à receita:
Baked Potatoe:
Lave bem a batata, com a casca, para tirar as sujeirinhas. Corte um pedacinho das pontas e faça alguns furos com o garfo (para não ter perigo de estourar). Coloque em um saquinho plástico que possa ir ao microondas e cozinhe por uns 6 minutos, aproximadamente, variando conforme o tamanho da batata, para mais ou menos tempo. Quando pronto, retire com ajuda de um pano ou luva térmica, pois sairá muuuiiiitttooo quente! Reserve.
Caso não queira usar o microondas, pode ser usado o forno convencional. Neste caso, proceda da mesma forma: lave as batatas e faça pequenos cortes na casca. Embale com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até ficar macia. Reserve.
Sour Cream:
Sempre tive vontade de fazer esse creme, pois aqui no Brasil não é vendido pronto, e eu amo sour cream! É como um cream cheese, porém mais soltinho e suave, sem o gosto do queijo. Bom, descobri a receita e trasmito de coração!
Para fazer o creme, você precisará de:
01 vidro de creme de leite fresco
caldo de meio limão (ou a gosto)
sal a gosto
Bater o creme de leite como se fosse fazer chantily. Quando der o ponto, adicione o caldo do limão e o sal. Experimente e se estiver do agrado, leve à geladeira até o momento de servir.
Fundo de Alcachofra ao molho de limão:
Eu comprei no mercado o fundo da alcachofra já limpo e congelado. É mais fácil e prático. Usei a marca daucy, mas você pode usar a que quiser.
É muito fácil: leve as alcachofras, ainda congeladas, para cozinhar numa panela com água fervente, sal e caldo de meio limão. Quando ficarem macias, desligue.
Para o molho de limão, basta misturar numa tigelinha: 1/3 de copo de azeite, 01 dente de alho picado, raspas da casca de 1 limão, caldo de meio limão (ou a gosto), sal e salsinha picada, á gosto. Jogue sobre as alcachofras e leve para gelar.
Bife de Chouriço:
Este não tem segredo. Deixe a frigideira canelada bem quente, passe óleo na carne (para ela não ficar muito gordurosa e não fazer fumaça na casa toda) e tempere com sal grosso. Leve para grelhar por aproximadamente 05 minutos de cada lado, ou a gosto.
Caso tenha Chair broiler ou churrasqueira, o procedimento é o mesmo.
Viu? Não disse que era fácil?
Super, hiper, maravilhoso apetite!!


Nenhum comentário: